Linhas de Pesquisa

Por JOEL INÁCIO Atualizada em 11/07/19 13:41

A Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, ministrada na Universidade Federal de Goiás, conta com 1 (uma) área de concentração em Qualificação de Professores de Ciências e Matemática, com 2 (duas) Linhas de Pesquisa e 10 (dez) eixos de investigação:

∗ Linha de Pesquisa 1 – Educação em Ciências e Matemática e Meio Ambiente: esta linha de pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento de investigações sobre os fundamentos relacionados às práticas e aos conhecimentos e saberes docentes nos diferentes ambientes de ensino e aprendizagem das Ciências e Matemática e nos diversos níveis de escolaridade. Esta linha de pesquisa abarca estudos sobre a formação inicial, assim como sobre a formação continuada de professores. Seus 5 eixos de investigação são:

• E1 – Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento Humano: Estudos que tenham como paradigma teórico-prático a integração entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA).

• E2 – Filosofia, História e Sociologia da Ciência no Ensino de Ciências e Matemática: Estudos sobre as relações entre os fundamentos filosóficos, epistemológicos, sociológicos e históricos da ciência e o ensino de ciências.

• E3 – Conhecimento e diversidade cultural no ensino de Ciências e Matemática: Estudos que abordam a educação escolar indígena, a educação no campo e a Etnomatemática.

• E4 – Formação inicial e continuada do professor de Ciências e Matemática: Estudos sobre as concepções, ideias dos professores em formação inicial ou continuada; os currículos das licenciaturas da área; o estágio supervisionado e a prática pedagógica; o papel do professor em situações relacionadas ao planejamento, desenvolvimento e avaliação de propostas de ensino dos conteúdos da área.

• E5 – Saberes e práticas docentes em contextos específicos: Estudos sobre os saberes e conhecimentos docentes que atuam na Educação de Jovens e Adultos, na Educação Inclusiva.

∗ Linha de Pesquisa 2 – Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática: esta linha de pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento de investigações sobre os fundamentos do processo de ensino e aprendizagem nas Ciências e na Matemática. Deste modo, abrange os processos de apropriação e aquisição dos conhecimentos da área por parte dos discentes. Seus 5 eixos de investigação são:

• E6 – Ensino e aprendizagem de Ciências e matemática em espaços formais e não-formais e a divulgação científica: Estudos sobre o papel dos espaços não-formais no processo de aprendizado das Ciências e Matemática; o ensino e aprendizagem de Ciências e Matemática nos espaços formais de educação.

• E7 – Práticas pedagógicas para o ensino e aprendizagem de Ciências e matemática e os processos avaliativos: Estudos sobre as metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem dos conhecimentos desta área; a proposição de materiais pedagógicos para o ensino das Ciências e da Matemática, para sua utilização nos diferentes ambientes de ensino; os processos de avaliação da aprendizagem dos conhecimentos da área.

• E8 – Tecnologias no ensino e na aprendizagem de Ciências e matemática: Estudos sobre as estratégias de ensino-aprendizagem nas áreas de Ciências e Matemática, tendo em vista a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação.

• E9 – Os fatores cognitivos, afetivos e motivacionais na aprendizagem de Ciências e Matemática: Estudos sobre os fatores cognitivos, afetivos e motivacionais, entre outros, envolvidos nos processos de aprendizagem dessas áreas; as concepções dos estudantes de diferentes níveis educacionais, quanto a conceitos das Ciências e da Matemática.

• E10 – Ensino de Ciências e Matemática e a Educação inclusiva: Estudos sobre as intervenções pedagógicas e o processo de aprendizagem na educação inclusiva; o sistema escolar e a Educação Inclusiva.

DISTRIBUIÇÃO DOS DOCENTES POR LINHA DE PESQUISA E EIXOS DE INVESTIGAÇÃO