EXPEDIÇÃO DIPLOMA

Por AGUSTINA ROSA Atualizada em 25/06/20 15:19

PROCEDIMENTOS PARA EXPEDIÇÃO DO DIPLOMA

ATENÇÃO: De acordo com a Resolução CEPEC 1403, o prazo será de até 45 (quarenta e cinco) dias, após a defesa, para encaminhar as solicitações de diploma, tendo o aluno entregue a versão do trabalho final com correções OU NÃOEsse prazo deve ser respeitado, impreterivelmente. Esse procedimento tem o objetivo de dar fim às solicitações de diploma feitas em prazo MUITO posterior à defesa, quando as dificuldades de arquivo da documentação colocam obstáculos à emissão de diplomas. Além do mais, o procedimento objetiva colaborar com o bom andamento dos relatórios na PLATAFORMA SUCUPIRA.

CONFIRA AGORA, O PASSO A PASSO:

Passo 1: Após a aprovação, o (a) aluno (a) deve fazer os seguintes ajustes para a versão final da dissertação/tese:

A)
Fazer as correções/alterações sugeridas pela banca examinadora;

B) Caso a banca faça alguma sugestão de mudança de título, ELE TAMBÉM DEVE CONSTAR na Ata da Defesa que está a assinatura da banca. O titulo que consta na “Ata da Defesa” deve ser o mesmo que consta no exemplar a ser entregue e em todos os demais documentos a serem entregues;

Passo 2: Solicitar o TECA no Programa de Pós-Graduação.

A) O orientador deve enviar um e-mail para a coordenação (ppgecmufg@gmail.com) atestando que a dissertação/tese foi corrigida após a defesa, solicitando concomitantemente a emissão por parte do PPGECM, do TECA (Termo de Ciência e Autorização) para que a dissertação/tese possa ser disponibilizada na biblioteca. Neste e-mail o orientador deve disponibilizar o nome completo do discente e o título da dissertação/tese.

B) Após a emissão do TECA, por parte da coordenação, o orientador será avisado para que assinale no TECA, SIM ou NÃO e assine via SEI, este documento.

C) Depois da assinatura do orientador, este mesmo TECA será enviado ao aluno para assinatura, também via SEI.

D) O discente, após assinar o TECA via SEI, deve seguir os seguintes passos descritos no link a seguir:

PROCEDIMENTO PARA INSERIR O TECA E OUTROS DOCUMENTOS NA DISSERTAÇÃO/TESE

Neste caso, tanto a ficha catalográfica, quando o formulário de metadados, descritos no link, e que serão inseridos em sua dissertação/tese, conforme item 6, podem ser acessados a seguir:

FICHA CATALOGRÁFICA

FORMULÁRIO DE METADADOS (Penúltimo link)

E) Conforme procedimento descrito no item D, enviar Dissertação/tese para o endereço de e-mail fornecido pela biblioteca e aguardar possível retorno da biblioteca.

F) Concomitante ao envio da dissertaçao/tese para a biblioteca, no email fornecido no item D, seguir ao passo 3.

PASSO 3 - Documentação para Emissão do diploma

A) ) A versão final, enviada a biblioteca no item anterior, deve ser também enviada, em word e em PDF para o email da coordenação (ppgecmufg@gmail.com), com o Assunto: ENTREGA DA DISSERTAÇÃO/TESE FINAL.

B) Não há mais necessidade de entrega de exemplar físico.

C) Neste mesmo e-mail com a cópia da dissertação/tese em word e pdf, anexar:

RG e CPF (e passaporte, para estudantes estrangeiros). Não são aceitos CNH, ou documento de identificação profissional que não contenham os dados do RG e CPF, como substitutos para o documento de identificação;

- Diploma de Graduação frente e verso (alunos mestrado e doutorado);

- Diploma de Mestrado frente e verso (alunos doutorado);

- Para estudantes estrangeiros com visto temporário, anexar visto válido na data da defesa;

- Para estudantes estrangeiros com visto permanente, o diploma de Graduação, exigência do inciso IV do Regulamento Geral, deve ser devidamente revalidado e/ou reconhecido por instituição credenciada no Brasil;

- Para estudantes estrangeiros que realizaram a Pós-Graduação por meio de convênios (cotutelas ou outros acordos internacionais), inserir termo de cooperação.

- IMPORTANTE: Cópias destes documentos, EM PAPEL, devem ser entregues na secretaria do programa (Passo momentaneamente suspenso, devido a COVID-19)

- MAIS IMPORTANTE AINDA: Todos estes documentos devem ser entregues, TAMBÉM, em cópias digitais (EM PDF), por meio de um PEN DRIVE (Passo momentaneamente suspenso, devido a COVID-19).

OBSERVAÇÃO: A secretaria do PPGECM NÃO digitaliza ou faz cópia de documentos. Dessa forma, o início do processo de expedição do diploma, só terá início, caso todas as cópias impressas e digitais estejam completas.

APÓS entrega de toda a documentação, o prazo para expedição do diploma, varia entre 15 e 45  dias.

O diploma é retirado pelo estudante na Coordenadoria de Expedição e Registro de Diplomas do CGA – Reitoria (fone: 3521-1120).