Linha de Pesquisa I

Por Rones Paranhos Atualizada em 15/04/21 11:23

Educação em Ciências e Matemática e Meio Ambiente

Esta linha de pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento de investigações sobre os fundamentos relacionados às práticas e aos conhecimentos e saberes docentes nos diferentes ambientes de ensino e aprendizagem das Ciências e Matemática e nos diversos níveis de escolaridade. Esta linha de pesquisa abarca estudos sobre a formação inicial, assim como sobre a formação continuada de professores.

Eixos de investigação:

• E1 – Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento Humano: Estudos que tenham como paradigma teórico-prático a integração entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA);

• E2 – Filosofia, História e Sociologia da Ciência no Ensino de Ciências e Matemática: Estudos sobre as relações entre os fundamentos filosóficos, epistemológicos, sociológicos e históricos da ciência e o ensino de ciências.

• E3 – Conhecimento e diversidade cultural no ensino de Ciências e Matemática: Estudos que abordam a educação escolar indígena, a educação no campo e a Etnomatemática.

• E4 – Formação inicial e continuada do professor de Ciências e Matemática: Estudos sobre as concepções, ideias dos professores em formação inicial ou continuada; os currículos das licenciaturas da área; o estágio supervisionado e a prática pedagógica; o papel do professor em situações relacionadas ao planejamento, desenvolvimento e avaliação de propostas de ensino dos conteúdos da área.

• E5 – Saberes e práticas docentes em contextos específicos: Estudos sobre os saberes e conhecimentos docentes que atuam na Educação de Jovens e Adultos, na Educação Inclusiva.