Linha de Pesquisa II

Por Rones Paranhos Atualizada em 15/04/21 11:28

Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática

Esta linha de pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento de investigações sobre os fundamentos do processo de ensino e aprendizagem nas Ciências e na Matemática. Deste modo, abrange os processos de apropriação e aquisição dos conhecimentos da área por parte dos discentes.

Eixos de investigação:

• E6 – Ensino e aprendizagem de Ciências e matemática em espaços formais e não-formais e a divulgação científica: Estudos sobre o papel dos espaços não-formais no processo de aprendizado das Ciências e Matemática; o ensino e aprendizagem de Ciências e Matemática nos espaços formais de educação.

• E7 – Práticas pedagógicas para o ensino e aprendizagem de Ciências e matemática e os processos avaliativos: Estudos sobre as metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem dos conhecimentos desta área; a proposição de materiais pedagógicos para o ensino das Ciências e da Matemática, para sua utilização nos diferentes ambientes de ensino; os processos de avaliação da aprendizagem dos conhecimentos da área.

• E8 – Tecnologias no ensino e na aprendizagem de Ciências e matemática: Estudos sobre as estratégias de ensino-aprendizagem nas áreas de Ciências e Matemática, tendo em vista a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação.

• E9 – Os fatores cognitivos, afetivos e motivacionais na aprendizagem de Ciências e Matemática: Estudos sobre os fatores cognitivos, afetivos e motivacionais, entre outros, envolvidos nos processos de aprendizagem dessas áreas; as concepções dos estudantes de diferentes níveis educacionais, quanto a conceitos das Ciências e da Matemática.

• E10 – Ensino de Ciências e Matemática e a Educação inclusiva: Estudos sobre as intervenções pedagógicas e o processo de aprendizagem na educação inclusiva; o sistema escolar e a Educação Inclusiva.