XVI Seminário de Integração do PPGECM

By Adda Echalar Updated at 07/22/24 09:53

XVI SEMINÁRIO

 

A comissão organizadora do XVI Seminário de Integração do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) convida aos estudantes e docentes do PPGECM,  toda comunidade acadêmica da Universidade Federal de Goiás (UFG) e de outras instituições para a XVI edição do seu Seminário de Integração, que será realizada presencialmente entre os dias 25 e 27 de março de 2024, no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFG, Campus Samambaia.
O Seminário de Integração compõe a estrutura curricular do PPGECM, tendo como objetivo promover momentos de diálogo entre discentes, egressos e docentes do programa, a fim de fortalecer a formação científico-profissional.

 

PROGRAMAÇÃO

25-3-24 (segunda-feira) 

Auditório do ICB IV

17h às 18h

Atividade cultural 

Histórias do Brasil e de todo mundo 

Cia Animalenda, Kely de Castro e Willian Haubert

18h30 às 19h30

Abertura solene 

1. Reitora da UFG - Profa. Angelita Pereira de Lima 

2. Pró-reitor de Pós-Graduação da UFG - Prof. Felipe Terra Martins 

3. Coordenador do PPGECM UFG - Prof. José Rildo de Oliveira Queiroz 

4. Coordenadora do evento - Profa. Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar 

5. Unidades acadêmicas: 

Diretor do Instituto de Ciências Biológicas - Prof. Gustavo Pedrino 

Diretor do Instituto de Química - Prof. Wendell Karlos Coltro 

Diretor do Instituto de Física - Prof. Lauro June Maia 

Diretor do Instituto de Matemática e Estatística - Prof. João Carlos Medrado 

Diretora da Faculdade de Educação - Profa. Lueli Nogueira Duarte da Silva

20h - 22h

card paulo

 

26-3-24 (terça-feira)

14h às  

17h


 

Sala 1 → sala 223 - ICB IV 

Sala 2 → auditório do ICB II

Relevância dos direitos dos animais na Educação em Ciências:  uma análise crítica dos livros didáticos de Ciências dos anos  iniciais do Ensino Fundamental 

Mestranda: Gyselle Nascente de Oliveira 

Orientadora: Profa. Dra. Cinthia Leticia de C. R. Genovese Dialogadora: Profa. Nyuara Mesquita

Estudos sobre o laboratório vivo como estratégia de  promoção de currículos interculturais em aulas de ciências 

Mestranda: Deborah Terezinha Conceição 

Orientadora: Profa. Dra. Anna Maria Canavarro Benite Dialogador: Prof. Marcos Vinicius Vilela

Formação de professores nas redes sociais: uma análise através  de cartografia de controvérsias 

Mestranda: Letícia Nunes Andreatta 

Orientador: Prof. Dr. Luiz Gonzaga Roversi Genovese Dialogadora: Profa. Natalia Oliveira

Um estudo sobre semiótica em aula de química afrocentrada 

Mestrando: Fabiano Nunes Silva de Vargas Garcia Orientadora: Profa. Dra. Anna Maria Canavarro Benite Dialogadora: Profa. Regiane Pinheiro

Documentos da educação ambiental em países latino-americanos:  rupturas e construções com o bem viver 

Mestranda: Mariana Scorsi Neto 

Orientadora: Profa. Dra. Nyuara Araújo da S. Mesquita Dialogadora: Profa. Cinthia Genovese

Diversidade como conhecimento pedagógico de formação em  currículos de Ciências/Química 

Mestrando: Gustavo Augusto Assis Faustino 

Orientadora: Profa. Dra. Anna Maria Canavarro Benite Dialogador: Prof. Márlon Soares

O laboratório aberto e os caminhos da alfabetização científica: o  caso da Rede IPELAB 

Doutoranda: Larissa Santos Pereira  

Orientadora: Profa. Dra. Nyuara Araújo da Silva Mesquita Dialogador: Prof. Luiz Genovese

-X-

 

Intervalo

19h às  

21h30

A interdisciplinaridade nos documentos oficiais e nos cursos de  formação de professores  

Mestranda: Brenda Souza Bento 

Orientadora: Profa. Dra. Agustina Rosa Echeverría 

Dialogadora: Profa. Karly Alvarenga

Padrões e características da divulgação científica em  formato de podcast: uma análise da qualidade dos canais  populares 

Doutorando: James Dean Leal Rocha 

Orientador: Prof. Dr. Márlon Herbet Flora B. Soares Dialogadora: Profa. Fernanda Araújo

Políticas públicas e currículo: uma análise das tensões e  intencionalidades na formação de professores de Ciências da  Natureza das instituições de ensino superior da Bahia 

Doutorando: Emerson Pires da Silva 

Orientadora: Profa. Dra. Agustina Rosa Echeverria 

Dialogador: Prof. Michel Mendes

Decolonizando o lúdico: concepções interculturais e contra hegemônicas de jogos indígenas para a Educação 

Doutorando: Kleber Francisco da Silva 

Orientador: Prof. Dr. Márlon Herbet Flora B. Soares Dialogador: Prof. José Pedro Ribeiro

Criatividade e a aprendizagem significativa: um estudo de  implementação STEAM em uma escola de periferia 

Mestrando: Bruno Diniz Faria Rezende 

Orientadora: Profa. Dra. Karly Barbosa Alvarenga 

Dialogadora: Profa. Agustina Echeverria

Robótica educacional livre e educação do campo: questões  sobre a relação entre ensino e aprendizagem e a construção  do pensamento computacional 

Doutorando: Carlos Antônio Pereira Júnior 

Orientador: Prof. Dr. Márlon Herbet Flora B. Soares Dialogadora: Profa. Thatianny Alves

 

27-03-24 (quarta-feira)

14h às  

16h30


 

Sala 1 - sala 223- ICB IV 

Sala 2 - auditório - ICB II

O movimento de mudança de sentido pessoal da atividade  pedagógica por professores em atividade de estudo no clube de  matemática 

Doutorando: Cícero Rodrigues Barbosa 

Orientador: Prof. Dr. Wellington Lima Cedro 

Dialogadora: Profa. Adda Echalar

Formação continuada dos professores que ensinam  matemática a alunos surdos: análise de um contexto  formativo no município de Quirinópolis-GO 

Doutoranda: Cleibianne Rodrigues Dos Santos 

Orientador: Prof. Dr. Claudio Roberto Machado Benite Dialogador: Prof. José Rildo Queiroz

Finalidades educativas da comunicação pública da ciência: as  pesquisas da área de educação em ciências em questão 

Doutorando: Felipe Naves Silva 

Orientadora: Profa. Dra. Adda Daniela Lima F. Echalar Dialogador: Prof. Wellington Cedro

Percepções de professores de Ciências da Natureza acerca  das altas habilidades/superdotação nas escolas públicas  brasileiras 

Doutoranda: Leonora Aparecida dos Santos 

Orientador: Prof. Dr. Claudio Roberto Machado Benite Dialogadora: Profa. Fabíola Correia

A aprendizagem de equação por meio do desenvolvimento de uma  história virtual  

Mestranda: Paloma Aparecida Souza do Nascimento 

Orientador: Prof. Dr. Wellington Lima Cedro 

Dialogador: Prof. Jhonny Echalar

Estudo acerca da Olimpíada Nacional de Ciências enquanto  possível instrumento de pré-identificação de alunos com  indícios de altas habilidades/superdotação em Goiás 

Doutorando: Renato Cândido Da Silva 

Orientador: Prof. Dr. Claudio Roberto Machado Benite Dialogadora: Profa. Simone Guimarães

-X-

A sondagem de estudantes com características de altas  habilidades e superdotação em Ciências da Natureza por  meio do pensamento STEAM 

Mestranda: Ana Carolina Rodrigues Mateus 

Orientador: Prof. Dr. Claudio Roberto Machado Benite Dialogador: Prof. Rones Paranhos

 

16h30  

às 18h

Mesa de egressos - auditório do ICB IV 

O PPGECM como instância formativa para o enfrentamento ao negacionismo: o olhar dos egressos 

Profa. Dra. Elisandra Carneiro de Freitas Cardoso (UFG/ Campus Cidade de Goiás) 

Prof. Dr. Everton Lacerda Jacinto (University of British Columbia) 

Prof. Dr. Thiago Vasconcelos Ribeiro (SEDUC Goiás - Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp /IFGW/UNICAMP)

Mediação: Profa. Ma. Cleirianne Rodrigues de Abreu Lopes (Doutoranda PPGECM)

Intervalo

19h às  

21h30

card sforni

Encerramento

Para dúvidas e demais informações sobre o XVI Seminário de Integração do PPGECM - Entrar em contato com a comissão organizadora, pelo e-mail:  suporte.seminarioppgecmufg@gmail.com