NOTA PÚBLICA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFG (PPGECM – UFG) vem a público se posicionar em relação ao cenário político brasileiro atual, considerando-o extremamente preocupante, sobremaneira em relação às propostas na área de educação, ciência, tecnologia, meio ambiente, diversidade cultural, direitos trabalhistas, entre outras, apresentadas à população brasileira.

Como formadores de professores entendemos que um regime democrático deve repudiar de forma firme a violência travestida de opinião, combatendo discursos que incitem à homofobia, misoginia, xenofobia e racismo. Como profissionais da educação não compactuamos com tais práticas e rechaçamos qualquer tipo de apologia à violência. Dessa forma, o PPGECM repudia ações com tais objetivos em qualquer época, não só a eleitoral.

Em relação à educação somos contrários a propostas que colocam o professor como um dos últimos destaques em relação à melhoria da educação no país, diminuindo investimentos na sua formação e tolhendo, inclusive, sua autonomia com projetos que cerceiam a liberdade de expressão e o amplo debate de ideias, característica essencial nos processos educacionais democráticos. “Soluções” para a educação estão sendo propostas das quais discordamos veementemente como o ensino a distância desde o ensino fundamental e a cobrança de mensalidade nas universidades públicas. Essas propostas que vão na contramão de conquistas históricas do povo brasileiro, descoladas de qualquer estudo mais rigoroso sobre o tema, terão graves consequências para a educação no país e redundarão no aumento do analfabetismo, das desigualdades sociais e a redução ao acesso à universidade.

No que se refere à ciência e tecnologia, discordamos das propostas de redução ministerial, que sugerem a fusão dos ministérios do Meio ambiente e da Agricultura. Essas práticas também trarão irremediáveis consequências como aumento do desmatamento e agravamento da crise ambiental. Defendemos o investimento em pesquisa básica, que no Brasil é realizada fundamentalmente em universidades públicas, da mesma forma que somos contrários à transferências de recursos públicos para a iniciativa privada. Somos contrários, também, à desvalorização de pesquisas em áreas de ciências humanas e sociais.

Entendemos que investimento em educação, ciência e tecnologia são determinantes e estratégicos para o desenvolvimento do Brasil e reafirmamos nosso compromisso em não pactuar com propostas que não venham ao encontro de uma educação pública, de qualidade e socialmente referenciada.

 

Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Catégories: Programa