Atenção.jpg

NOTA PÚBLICA DO PPGECM SOBRE O CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSORES NO ESTADO DE GOIÁS

Confira a Nota Pública do PPGECM sobre o concurso para professores do Estado de Goiás.

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás (PPGECM – UFG) congrega professores de seis unidades da UFG, a saber, Instituto de Química, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Matemática e Estatística, Faculdade de Educação e Centro de Ensino e Pesquisa Aplicado a Educação.

Todos os professores vinculados ao PPGECM atuam em suas unidades de origem na formação de professores em suas respectivas áreas. No PPGECM orientam em nível de mestrado e doutorado profissionais licenciados que podem atuar ou atuam no ensino público do Estado de Goiás. Os que já atuam, fazem uma diferença fundamental pelo seu nível de formação em uma rede pública que atende a população que necessita de um ensino público e de qualidade.

Aqueles profissionais que não atuam como servidores concursados, estão ligados ao ensino público de maneira precária, na forma de contratos temporários, que aligeiram sobremaneira a profissão docente. Há de se salientar que os professores contratados fazem o mesmo trabalho que os concursados, mas com muito menos direitos trabalhistas e com salários inferiores, e acabam por se dividir em várias escolas e/ou outros empregos ou subempregos para a complementação de sua renda, o que obviamente se configura como um processo de precarização do trabalho docente.

Segundo dados do Observatório da Educação e do Observatório do Estado Social (www.obsestadosocial.com.br), somente no ano de 2022 há 10.012 contratos temporários na rede pública do estado de Goiás. Este número corresponde a aproximadamente 45% do número de professores atuantes no atual ano letivo. Em síntese, é um número que consideramos insustentável em termos de política pública e valorização docente.

Dessa forma, os professores e os discentes do PPGECM vêm a público se manifestar em defesa da realização de um concurso público que considere o efetivo déficit de professores concursados no Estado na perspectiva de profissionalização e valorização da força de trabalho docente. Professores concursados, com seus direitos respeitados, contribuem para uma educação de qualidade e socialmente referenciada, logo na melhoria do processo de aprendizagem dos estudantes.

Goiânia, em 25 de abril de 2022.

Professores do PPGECM – UFG.

Discentes de Mestrado e Doutorado do PPGECM - UFG

Categories: destaque