Disciplinas: Ementas e Bibliografia

DISCIPLINAS: EMENTAS E BIBLIOGRAFIA

Disciplinas obrigatórias

A formação do professor de Ciências e Matemática no contexto educacional.

Carga horária: 60 h. Créditos: 4

Ementa: Desafios da Universidade e da Escola da Educação Básica brasileiros na formação de professores que promovam a aprendizagem dos estudantes no contexto de diversidade e heterogeneidade educacional do país. Aspectos políticos, epistemológicos e pedagógicos da formação docente, e a reflexão sobre as implicações destes aspectos na organização do processo educativo e no papel do professor de ciências e matemática em contextos diferenciados.

Bibliografia

 

Metodologia da pesquisa educacional em Ensino de Ciências e Matemática.

Carga horária: 60 h. Créditos: 4

Ementa: Compreensão dos pressupostos teóricos da investigação científica da educação. O trabalho da investigação científica. Educação em Ciências e Matemática como campo profissional e científico. O movimento histórico das pesquisas qualitativa e quantitativa. Características e análise comparativa entre distintos métodos e técnicas de pesquisa qualitativa. Legitimidade nas investigações em Educação em Ciências e Matemática. Análises e interpretação de dados em pesquisas científicas em Educação em Ciências e Matemática.

Bibliografia

 

 

Disciplinas optativas

ABORDAGENS HISTÓRICAS E FILOSÓFICAS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Créditos: 04 (quatro)

Carga Horária: 60 horas/aula

EMENTA: A  disciplina pretende estabelecer uma relação entre o pensamento histórico e a educação através do estudo de tópicos de história e filosofia da Ciência, bem como de fundamentos epistemológicos e as implicações destas idéias para o trabalho em sala de aula. A discussão teórica das relações entre estes campos e o ensino de Ciências, busca a elaboração de uma experiência concreta de ensino, visando uma possível aplicação prática em contexto escolar ou de formação de professores.

 

AS TICs NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Créditos: 04 (quatro)

Carga Horária: 60 horas/aula
EMENTA: Tecnologias e TICs: conceituação. Inserção e tratamento das tecnologias de informação e comunicação no ambiente educativo. A formação do professor de ciências e matemática quanto ao uso das TICs no processo de ensino e aprendizagem de suas s no ensino básico. Potencialidades e limitações do uso das TICs no ensino de ciências e matemática. Avaliação crítica de softwares e outras mídias utilizadas em ambientes de aprendizagem em ciências e matemática.

 

CONHECIMENTO E DIVERSIDADE CULTURAL

Créditos: 04 (quatro)

Carga Horária: 60 horas/aula

EMENTA: A partir dos campos de pesquisa da etnociência e da etnomatemática, busca-se oportunizar aos alunos mestrandos reflexões sobre o conhecimento como uma construção cultural, permitindo-lhes compreender as diferentes perspectivas impregnadas aos saberes por meio de estudos acerca de distintos contextos socioculturais por todo o mundo. A diversidade e a alteridade, como temas focais no âmbito da ciência, serão exploradas em um encontro plural com uma perspectiva histórico-filosófica em torno da epistemologia.

 

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO CURRÍCULO E EM LIVROS DIDÁTICOS

Crédito: 4 (quatro)

Carga horária: 60 horas/aulas

EMENTA: Concepções de currículo. Diversas implicações pedagógicas da organização curricular. Análise do livro didático em ciências e matemática e suas dimensões políticas e pedagógicas. Conteúdos de ensino de ciências e matemática no currículo e em livros didáticos. O planejamento do professor de ciências e de matemática a partir da análise curricular e do livro didático.

 

EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Créditos: 04 (quatro)

Carga Horária: 60 horas/aula

EMENTA: A dimensão de complexidade da educação e do meio ambiente deriva das concepções de ciência, educação, ambiente, desenvolvimento social e cidadania. Estudar as questões educacionais e sócio-ambientais no cotidiano da sociedade contemporânea: dimensão ético-estética, o desenvolvimento humano e sistêmico e compreensão da interligação dos espaços ambientais. Participação e comprometimento das comunidades nos processos decisórios no manejo ambiental em busca da construção coletiva de sociedades sustentáveis. Compreender a questão ambiental como tema transversal para a construção

 

 

ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS

Créditos: 04 (quatro)

Carga Horária: 60 horas/aula

EMENTA: No começo do curso pretende-se discutir acerca da conceituação dos diferentes sistemas educacionais: formal, não formal e informal. E, dentro do ensino não formal destacar o conceito de alfabetização científica, letramento científico e o papel da divulgação científica nos diversos meios de comunicação, bem como a possibilidade de desenvolver os processos de ensino e de aprendizagem em ambientes não formais, particularmente em relação ao ensino de Ciências e Matemática. Para isso, a partir da reflexão sobre os fundamentos teóricos e metodológicos da educação não formal na área de Ciências e Matemática, buscar na abordagem de diferentes teorias da educação, os aspectos que oferecem implicações à compreensão e promoção da aprendizagem em ambientes não formais.

 

EPISTEMOLOGIA

Créditos: 04 (quatro)

Carga Horária: 60 horas/aula

EMENTA: A natureza do conhecimento científico. A perspectiva histórica da construção do conhecimento científico. Diferentes leituras da construção da ciência. Conhecimento cotidiano e conhecimento escolar. O debate epistemológico na formação inicial e continuada de professores de ciências e matemática. A importância do estudo da epistemologia na formação de professores de ciências e matemática.

 

TEORIAS DE APRENDIZAGEM E O ENSINO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS

Créditos: 04 (quatro)

Carga Horária: 60 horas/aula

EMENTA: A partir da conceituação de Aprendizagem e das noções básicas das principais teorias de aprendizagem para análise de questões relativas ao ensino de Ciências e Matemática, busca-se familiarizar os mestrandos com os enfoques teóricos relativos à Aprendizagem e ao Ensino, ajudando-os na construção do sistema de referência teórica para sua ação docente em todos os níveis, e na adoção de estratégias de ensino eficaz em prol de uma melhor aprendizagem.

 

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Créditos: 04 (quatro)

Carga Horária: 60 horas/aula

EMENTA:  A história da avaliação. Análise da avaliação em sua articulação com os demais componentes do processo de ensino: objetivos, conteúdos, métodos, relação professor-aluno. A avaliação em larga escala. A avaliação como um processo contínuo de análise e acompanhamento do desempenho do aluno. O papel e a função da avaliação da aprendizagem no Ensino; (Re)leitura das práticas avaliativas vigentes nos diferentes níveis de ensino. Analise e construção de instrumentos de avaliação da aprendizagem. 

 

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