Linhas de Pesquisa

Área de Concentração - Linhas de Pesquisa

Não se tem como omitir que “[...] a educação em Ciências esteve vinculada ao desenvolvimento científico e tecnológico do pais ou região, e ao desenvolvimento científico mundial” (DELIZOICOV e ANGOTTI, 1992, p.23), e que as formas, os conteúdos ensinados nas  Ciências e na formação dos profissionais, atendiam à necessidade específica para aquela dada circunstância. Nessa linha de pensamento Fumagalli (In: Weissmann, 1998), afirma que os professores de Ciências precisam compreender o conhecimento científico a partir de três aspectos integrados e complementares:

a) a ciência como corpo conceitual de conhecimento e como sistema conceitual organizado de forma lógica;

b) a ciência como forma de produção de conhecimento;

c) a ciência como modalidade de vínculo com o saber e sua produção.

Complementando essas idéias, diz ainda que: “A categoria de conteúdos conceituais abrange diferentes tipos: dados, fatos, conceitos e princípios ( Coll, 1996; Coll, Pozo, Sarabia, Valls, 1992). Na escola primária, através do ensino desses conteúdos, não esperamos nem nos propomos a alcançar mudanças conceituais, mas sabemos que é possível enriquecer os esquemas de conhecimentos de nossos alunos numa direção coerente com a científica” [...]

"Quando falo de conteúdos de procedimentos, não faço alusão ao ensino de um único método científico [...] e sim ao ensino de um conjunto de procedimentos que aproximem as crianças às formas de trabalhar mais rigorosas e criativas, mais coerentes com o modo de produção do conhecimento científico. “[...]” a categoria de conteúdos de atitudes abrange um conjunto de normas e valores (Coll, 1996), através dos quais nos propomos a formar nas crianças uma atitude científica, ou seja, uma modalidade de vinculo com o saber e sua produção. A curiosidade, a busca constante, o desejo de conhecer pelo prazer de conhecer, a crítica livre, em oposição ao critério de autoridade, a comunicação e a cooperação na produção coletiva de conhecimentos são alguns dos traços que caracterizam a atitude que nos propomos a formar.”

Observamos que os problemas a serem superados pela grande maioria dos professores que ensinam Ciências e Matemáticas são complexos e, muitas vezes sutis, passando despercebidos para a maioria, sejam eles professores, orientadores, coordenadores, ou mesmo outros profissionais de educação que, muitas vezes, não se encontram nas instituições escolares, como acontece com a maioria dos autores de livros didáticos.

Não se pode perder a perspectiva da realidade do ensino de Ciências e Matemática no Brasil, que é por demais heterogêneo, principalmente em relação à formação de professores. É comum nas cidades médias e pequenas encontrar professores leigos e sem nenhuma formação acadêmica, pedagógica e, principalmente, científica, o que dificulta uma ação mais ousada na prática docente. Esta situação parece ser um dos grandes desafios para a sociedade que é a formação de professores em quantidade e qualidade suficiente para atender à diversidade e à necessidade atual.

Nos grandes centros urbanos, em virtude do estrangulamento do ensino público por não conseguir atender a uma demanda maior de professores, houve um crescimento dos cursos de formação de professores na área privada de ensino, que também adotavam um ensino de qualidade duvidoso, conforme ainda Terrazan (1998, p.648): “ São os professores formados nestes cursos de qualidade duvidosa que comporão o contingente de profissionais atuando nas disciplinas desta área durante as décadas seguintes. São eles que se utilizarão dos projetos de ensino nacionais para o ensino de Ciências que começam a entrar em aplicação nesta época.”

Apesar dos cursos de Ciências se modificarem para entenderem determinadas necessidades. As novas tecnologias e os seus impactos nas sociedades não são ainda trabalhadores a contento nos cursos de formação de professores, porque não existe uma preocupação das instituições de coloca-los em contato com essas mudanças que afetam o mundo e, por conseguinte, a sala-de-aula.

É preciso qualificar adequadamente os professores de Ciências e Matemática, além do conhecimento profundo dos conteúdos  conceituais a serem trabalhados. Se faz necessário que na formação docente, além do conhecimento dos conteúdos conceituais específicos de cada área, ele possa conhecer a história e a filosofia das Ciências aprender a conhecer e respeitar a história de vida dos estudantes que trazem  as suas concepções para dentro da sala de aula e por último é preciso conscientizar da importância da relação entre Ciências, tecnologia, sociedade e meio ambiente.

Pode-se considerar que esses motivos estão presentes nas mais variadas situações e que, realmente, em alguns casos, a explicação para os problemas de aprendizagem pode estar fora da sala de aula. Neste contexto é que o programa proposto de mestrado em Educação em Ciências e Matemática da UFG busca a qualidade profissional no nível de pós-graduação stricto-sensu, daqueles que atuam no Ensino de Ciências e Matemática nos diferentes níveis de ensino.

Com esta área de concentrarão “ Qualidade de Professores de Ciências e Matemática”, o programa se constitui a partir de duas linhas de pesquisa “ Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática” e “ Educação em Ciências e Matemática e Meio Ambiente”. Ao mesmo tempo, compreendendo que um dos pressupostos do programa deve ser colaboração intelectual entre todo seu corpo docente, e considerando as complexas relações que superam os limites de qualquer divisão em linhas, os professores do programa devem reunir-se periodicamente, seja nas linhas ou mesmo coletivamente, como forma de garantir a integração e unidade do programa.

  • Educação em Ciências e Matemática e Meio Ambiente

Nesta linha de pesquisa busca-se (re)pensar o ensino de Ciências e Matemática tendo como paradigma teôrico-prático o Desenvolvimento Sustentável. Objetiva-se pesquisar a área de Ciências e Matemática buscando a integração entre ciências, ensino e sustentabilidade, nos programas educacionais das Escolas de Ensino Fundamental, Médio e Superior, de forma interdisciplinar. A presente linha está ancorada nos programas governamentais sugeridos pela Agenda 21, PROnea e os Parâmetros Curriculares Nacionais(PCN). As investigações terão como temas: propostas educacionais que visam a incorporação e internalização de valores positivos de conservação e preservação do meio ambiente e a auto sustentação comunitária; e ainda a formação e qualificação de professores capacitados a relacionarem sua prática docente com as questões ambientais tendo como perspectiva o Desenvolvimento Sustentável; produção de multimeios e estratégias de ensino e aprendizagem para área de Ciências e Matemática tendo como foco os princípios do Desenvolvimento Sustentável e da preservação.

  • Ensino e aprendizagem de Ciências e Matemática

O contexto atual do Ensino de Ciências e Matemática exige um profissional com aprofundamento teórico-prático de sua área de conhecimento, contextualizado e crítico, com conhecimentos dos processos cognitivos, afetivos e motivacionais envolvidos no processo educativo, tanto no ensino como na aprendizagem, como das teorias e metodologias de ensino. Por isso, as investigações em relação a estes temas devem ser conduzidas à luz dos aportes teóricos de áreas de conhecimento tal como a psicologia, a lingüística, a educação e outras, sem perder de vista que o foco central são os conceitos e teorias provenientes das áreas específicas. Assim as pesquisas nesta linha devem estar centradas e desenvolvidas no estudo de estr5atégias de ensino que venham facilitar a aprendizagem nas páreas de Ciências e Matemática, e no desenvolvimento de projetos educacionais que permitam aprimorar os aspectos teóricos e práticos decorrentes da utilização das tecnologias.

 

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