Histórico do Curso

Por JOEL INÁCIO Atualizada em 06/10/16 13:42

Histórico do curso

Existem em Goiânia dois programas de pós-graduação em educação: um a nível de mestrado em Educação, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC ; o outro a nível de mestrado e doutorado na Universidade Federal de Goiás-UFG. No entanto, estes não conseguem atender a demanda da área por estarem voltados para questões mais gerais da Educação e não para a formação de professores de Ciência e Matemática.

Com a implantação do Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática na Universidade Federal de Goiás pretende-se contribuir para o atendimento de uma demanda real da sociedade brasileira, qual seja, a melhoria da qualidade de ensino destas áreas de conhecimento, em especial aperfeiçoando a qualidade dos recursos docentes nestas áreas, na região Centro-Oeste. Além disso, proporcionar o desenvolvimento da investigação em educação científica, com alicerces num meta-conhecimento  e em uma meta-aprendizagem  pluri e interdisciplinar. O espectro das pesquisas desenvolvidas deve abarcar desde aquelas que tratam da gênese do conhecimento das ciências e da matemática, dos objetivos da educação científica, da relação entre o ensino e a aprendizagem, da relação das ciências com as questões sócio-ambientais, até aquelas que busquem o desenvolvimento de propostas curriculares, de didáticas específicas ou de forma de avaliação dos processos escolares.

Assim, de forma diferente aos programas desenvolvidos no âmbito das faculdades de Educação, a existência de uma dimensão interdisciplinar entre as diferentes unidades, permitirá privilegiar os aspectos mais específicos da própria natureza da Biologia, da Física, da Química e da matemática, sejam eles históricos epistemológicos ou do conteúdo específico dessas ciências.

Neste contexto, estamos convencidos de que o Programa proposto representa um espaço privilegiado para a problematização do Ensino de Ciências e Matemática na rede escolar da região, com importantes reflexos na formação de futuros pesquisadores e na educação dos indivíduos para uma sociedade em que a ciência e as novas tecnologias possam contribuir para uma sociedade melhor. Certamente o programa poderá se constituir num centro irradiador de pesquisas capazes de gerar novas práticas e métodos voltados para a melhoria da Educação nestas áreas do saber.

A implantação deste programa constitui uma iniciativa inovadora, numa cidade que conta atualmente com mais de um milhão de habitantes, além dos aproximadamente 20 municípios localizados nas sua proximidades. Cumpre salientar também que Goiânia tem se constituído nos últimos anos numa cidade estudantil com expressiva rede escolar em todos os níveis de ensino. Tais elementos apontam para a importância crucial do estabelecimento de programas de pós-graduação que estimulem a geração das bases futuras para o oferecimento de uma Educação Científica que subsidie a sociedade na solução de problemas do cotidiano.

Como objetivo geral busca-se a melhoria da qualidade profissional dos Professores de Ciência (Biologia, Física, e Química) e Matemática do nível fundamental e médio, e das respectivas licenciaturas que estejam em plena atividade no sistema de ensino. Esta maior qualificação deverá acontecer com o aprimoramento dos alunos nos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.

Em primeiro lugar, com relação ao campo do ensino das Ciências e da Matemática pretende-se buscar a aproximação dos professores à base teórica dos estudos e pesquisas nesta área, propiciar reflexões fundamentais e perspectivas das diferentes linhas de pesquisa prioritárias na atualidade, e incentivar os trabalhos que permitam avançar na compreensão dos obstáculos relacionados com a aprendizagem e a divulgação do conhecimento. Assim, estaremos contribuindo com a construção de um suporte teórico-metodológico que ofereceria consistência política, pedagógica e científica à apreensão dos problemas que perpassam o Ensino.

Em segundo lugar, promover estudos que correspondem às necessidades dos professores de Ciências e Matemática a partir das diferentes práticas educativas, seja na sala de aula ou em contexto informais. Ao mesmo tempo, favorecer a análise da gestão da aula nas suas diferentes vertentes, como: o grau de implicação do estudante na aprendizagem, sua autonomia ou dependência, a atenção à diversidade de interesse e níveis dos estudantes, o desenho e a aplicação das atividades de diferentes tipos, a regulação dos erros no processo de aprendizagem, e outros.

Em terceiro lugar, promover e incentivar nos professores a análise crítica dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos na atualidade, a partir do aprofundamento dos estudos que tenham como ponto de referência a realidade sociocultural e seus determinados histórico-folosóficos, pedagógicos e científicos, com vistas a proposições alternativas para a melhoria da qualidade do ensino.